24 de outubro de 2012

A escola ideal para nossos pequenos

É comum em reuniões com mães e amigas conversas sobre a escola ideal para nossos filhos. São diversas as opiniões sobre o assunto. Algumas mães apostam na alegria, outras em filosofias, outras no espaço físico, outras nas amizades... De certa maneira, e como vejo ao meu redor opiniões formadas e donas de opiniões formadas bastante satisfeitas com suas idéias, muitas vezes me sinto culpada por não ter igualmente uma certeza.
O que será melhor para os meus filhos?
Eu não fui feliz na escola. Tive muita dificuldade em quase todas as matérias, recuperações, provas adicionais e desespero em busca daquela nota que me faria passar para mais um ano, eram frequentes. Além dessas dificuldades de aprendizado tive outras de ordem pessoal. Estive durante alguns anos em uma escola de estado, onde havia muita diferença social, cultural e econômica entre meus colegas de classe e eu, logo fui para outra escola, onde as diferenças de ordem social e econômica eram menores ou até nenhuma mas as diferenças culturais ainda eram grandes. Enfim, nunca me encaixei 100 por cento. Meus pais tiverem a paciência de me deixar tentar todos os esportes que eu pensei que gostasse: judo, basquete, voley, natação, dança, patinação, fiz também piano no conservatório. Não fiz inglês, aliás nenhum de nós, eu ou meus irmãos fizemos idiomas. O resultado? Vamos ver: não tenho nenhuma afinidade com esporte algum e apesar de nunca haver estudado em escolas de Inglês falo inglês perfeitamente pois estudei na Inglaterra por quase 4 anos, o ingles do meu irmão é excelente, minha irmã fala Ingles e Frances, e todos nos falarmos e escrevemos perfeitamente o espanhol. Continuo não me encaixando 100 por cento, porém, aprendi a lidar com isso bastante bem. Se levamos o que contei em consideração seria fácil entender se eu dissesse que não tenho interesse em matricular meus filhos em escolas de inglês, não é? ou que não faço nenhuma questão que pratiquem esporte e...blablabla. Seriam colocações inteligentes? Francamente, meus pais não deram muita importância para isso porque para eles em sua época de estudantes nem sequer era assunto de discussão... e vejam isto; tenho a impressão que nunca souberam do quanto sofri. Acredito também que eles estavam se superando e fazendo "o melhor para mim e meus irmãos".
Caramba! Continuarei pensando neste assunto..