9 de setembro de 2016

nossos filhos

Somos pais em 2016, o que significa que temos que ser o que somos hoje. Em outras palavras não dá para seguir o modelo dos nossos pais, muito menos dos nossos avós. Temos que encontrar nosso caminho.
Recentemente, num dia lindo no campo, a caminho da cidade para comer uma torta maravilhosa em um lugarzinho muito agradável, minha filha repentinamente se mostrou triste. Ao perceber eu perguntei o motivo da tristeza. Haveria eu dito algo tão ofensivo naquela conversa descontraída que estava tendo com o meu menor? Ao insistir ela respondeu:

- eu perdi meu foguinho
Parei o carro na estradinha. Não entendi, disse a ela. O que significa isso?

- significa que eu não sou popular.
Opa! Aí tive que ficar ali parada para entender do que estávamos falando, Minha filha então me contou que como ela não havia entrado na rede desde as 15:00 hs do dia anterior, ela havia perdido seu status – o “foguinho”.

Meu discurso: Sofia olha ao seu redor, estamos no meio da serra da Mantiqueira, o dia está lindo, estamos a caminho da cidade para comer uma torta deliciosa. Hoje faremos um churrasco, os pássaros estão cantando...  Esse é o verdadeiro “foguinho” da vida...  Conforme eu falava senti um desespero imenso de imaginar que minhas palavras talvez estivessem ecoando na cabeça dela como um blá-blá-blá sem sentido e sem importância.

Por sorte, consegui não falar mais no assunto, a torta estava mesmo deliciosa e nós desfrutamos um momento maravilhoso juntos.